Casamento e Mini Wedding em Belo Horizonte: dicas de fornecedores para sua festa
Pretende se casar em BH? Está procurando dicas para casamento em Belo Horizonte? Esse texto vai te ajudar!
Organizar um casamento pode ser bem confuso: são inúmeros detalhes para acertar, tarefas que nem sequer imaginamos que teríamos. Aqui vai um guia completo para quem está começando a organizar o casamento e mini wedding em Belo Horizonte.
Nele, você vai encontrar:
– Dicas para fazer um mini wedding barato em BH
– Dicas de como começar a organizar o casamento: o que resolver primeiro? De onde partir?
– Quais fornecedores são mais urgentes de contratar?
– O que pode dar errado na organização do casamento e como evitar?
– Dicas de fornecedores que contratamos e amamos em Belo Horizonte
– Quero incluir meu pet na cerimônia do casamento: como fazer meu cachorro levar as alianças? Como ele pode participar?
Já conhece o instagram do Onde Comer e Beber? Lá, temos um destaque só com fotos e dicas do casamento!
Como começar a organizar o casamento: o que resolver primeiro? De onde partir?
A primeira coisa a ser decidida é o seu orçamento. É ele quem vai guiar o número de convidados, o estilo do local, a quantidade de decoração, etc. Faça uma planilha com o valor total que pretende gastar e orce alguns fornecedores, mesmo sem intenção de contratá-los imediatamente, só para ter uma ideia do preço médio de cada serviço. Assim, você consegue distribuir quanto pode investir em cada área do casamento.
Rafael Sandim Fotografia
Em seguida, você deve decidir se faz mais questão de uma data específica ou de um local específico. Se você já tem uma data definida e não quer abrir mão dela, o passo seguinte é encontrar um lugar que esteja disponível no dia. Se você não tem apego pela data, escolha uma época para dar um norte (um mês ou uma estação) e busque os locais que têm datas livres.
- Veja também: Melhores restaurantes que abrem segunda-feira em Belo Horizonte
- 5 restaurantes do Leo Paixão em Belo Horizonte para conhecer
- Café da manhã em Belo Horizonte – brunch, padarias e restaurantes
Quais fornecedores são mais urgentes de contratar?
Tudo depende de quão organizado está o casamento na sua cabeça. Se você já tem muito claro seu orçamento e quais fornecedores quer contratar, comece indo atrás dos mais concorridos, para garantir que estarão disponíveis para você. Se você tem muitas dúvidas e precisa de ajuda desde o início, invista em um bom cerimonialista, que vai assessorar nessa organização.
Alguns fornecedores conseguem atender a mais de um casamento por dia, por exemplo: bolo, doces, salões de beleza, decoração… outros são únicos: o cerimonialista, por exemplo, só atende a um casamento por vez. O fotógrafo também. Um vestido de um modelo exclusivo também é único e só pode ser reservado uma vez por data. Prefira decidir primeiro, com mais urgência, esses fornecedores que são únicos.
O que pode dar errado na organização do casamento e como evitar?
Alguns problemas comuns que você deve prestar atenção durante a organização são:
A escolha da data
Datas durante as férias ou muito próximas do fim do ano devem ser avisadas aos convidados com muita antecedência, porque as pessoas costumam usar para viajar. Quem tem convidados vindo de fora da cidade pode preferir fazer o casamento em um feriadão, para facilitar a viagem, mas é bom ter em conta que, por ser alta temporada, passagens de avião estarão mais caras e devem ser adquiridas também com antecedência. Evite escolher datas que possam ser sensíveis aos convidados (Sexta-Feira Santa ou Dia de Finados, por exemplo).
As letras miúdas dos contratos
Fique de olho e, se não entender os termos jurídicos, peça ajuda. Não assine algo sem estar 100% ciente do que quer dizer.
O registro de tudo que for conversado e combinado
Por conta dos impactos da pandemia, alguns fornecedores estão tentando recuperar o tempo perdido marcando mais de um casamento para o mesmo dia. Tenha atenção redobrada neste quesito. Pergunte diversas vezes a respeito, confirme os horários de começo e fim da recepção, da cerimônia, grave reuniões com o celular, tenha tudo confirmado por escrito.
Rafael Sandim Fotografia
A solidez dos fornecedores
Peça indicações, pesquise o passado das empresas, confira a situação do CNPJ, pergunte para clientes antigos, sonde opiniões entre outros fornecedores.
A possibilidade de chuva e outras imprevisibilidades
Se o local é aberto, há cobertura em caso de chuva? Se tiver vento forte, há cobertura lateral? Se faltar luz, a casa fornece gerador ou você deve contratar um? Se chover, o acesso ao local fica prejudicado? Há outra forma de chegar? Se fizer muito calor, o local tem ventilação?
A inclusão
Confira se o local é adaptado para cadeiras de rodas ou pessoas com dificuldade de locomoção, caso seja o caso de seus convidados. Considere também as restrições alimentares (intolerâncias, vegetarianismo, veganismo…) dos convidados para ter opção de refeição para todos.
Como incluir meu pet na cerimônia? Como ensinar o cachorro a levar as alianças? Como treiná-lo para entrar no casamento?
Se você sonha que seu cachorro leve as alianças ou acompanhe os noivos no altar, você não está sozinho. Queríamos muito que o nosso filhote, o Whisky, participasse desse dia importante com a gente.
Mas há muitas variáveis para serem consideradas e a mais importante delas é o comportamento do animal: ele é treinado? ele é muito ansioso? ele fica muito agitado longe dos donos? Ele tem muita energia pra gastar?
O Whisky é idoso, então costuma ser um cachorro tranquilo. Mas, por outro lado, não é treinado e fica muito ansioso longe da gente. Portanto, fizemos de tudo pra minimizar o impacto da nossa ausência durante a cerimônia e pra transformar este dia em algo legal pra ele também.
Aqui vão algumas regrinhas básicas para fazer isso acontecer:
- Não tenha altas expectativas e não pressione o animal. Mesmo que ele esteja acostumado a fazer alguns truques em casa, mesmo que seja treinado, pode ser difícil que ele se concentre em um lugar estranho e cheio de gente e de distrações. Opte por uma entrada simples, sem firulas, e procure adaptações para facilitar.
- Escolha alguém de confiança para acompanhar o cachorro nos momentos em que você não estará com ele. Dê preferência pra um amigo ou pet sitter que já o conheça, com quem ele já esteja acostumado.
- Tenha um local reservado na cerimônia pra essa pessoa ficar com o cachorro enquanto não chega a hora de ele entrar.Lembre-se que essa pessoa provavelmente não conseguirá assistir a cerimônia, então é melhor que não seja um padrinho nem alguém da família. Se for esse o caso, escolha um lugar que proporcione visibilidade ao local da celebração, mas sem que o animal esteja perto a ponto de farejar seus donos, o que pode deixá-lo inquieto. Nós usamos uma sala de vidro que ficava nos fundos do altar.
- Se o cachorro é treinado, ele deve conseguir fazer, sozinho, o trajeto até o altar carregando a caixinha das alianças na boca, por exemplo. Este não é o caso do Whisky: ele, além de tudo, é disperso e tem um pouquinho de catarata.Para garantir que ele fizesse o trajeto certinho, o responsável por cuidar dele serviu de guia, levando-no até nós. Penduramos o saquinho de veludo das alianças na coleira dele com uma joaninha, o que facilitou para que ele não as perdesse.
- Depois da entrada, o responsável ficou ao lado do altar junto com o Whisky. Lembre-se de que, uma vez encerrada a cerimônia, alguém deve levar o animal de volta para casa, já que a música alta e a agitação da festa podem ser muito estressantes para o bichinho.
Vale fazer um teste antes, simular uma situação assim com poucas pessoas, pra entender como o cachorro vai se comportar.
Dicas de fornecedores que contratamos em Belo Horizonte:
Vestido de noiva em Belo Horizonte
Fabíola Noivas
A escolha do vestido é algo muito pessoal, claro. Você pode decidir comprar, mandar fazer, alugar… pode preferir um modelo mais justo, mais solto, sereia, aberto, fechado… enfim.
Na minha experiência, escolhi alugar um vestido de saia rodada e busto justo, e encontrei meu favorito na Fabíola. Ficou realmente lindo e todo mundo foi só elogios pra ele. A casa tem inúmeros modelos de diferentes estilos, e uma equipe bem prestativa para ajudar.
Ponto forte: compromisso. Foram inúmeras provas até finalizar os ajustes, já que o vestido escolhido era justo e aberto nas costas, o que dificultava um pouco a modelagem. Mas as meninas insistiram até ficar do jeitinho que eu queria.
Ponto fraco: o preço é alto para o aluguel dos vestidos. Os vestidos são de fato lindos, mas vale saber que é possível encontrar locais mais em conta.
Outros locais que recomendo pelo bom atendimento, pelos vestidos incríveis e pelo preço mais baixo:
Sim! Noivas, no bairro Santo Agostinho
Sonho de Noiva, no bairro Padre Eustáquio
Traje do noivo em Belo Horizonte
Vida de Homem
O Rafa optou por alugar o traje de noivo. Depois de pesquisar em alguns lugares, fechou com o Vida de Homem, uma loja que fica no segundo piso de um prédio, na Savassi. Os preços foram razoáveis e havia boas opções para alugar.
Ponto forte: Atendimento e custo/benefício.
Ponto fraco: Não houve.
DJ para casamento em Belo Horizonte
Dj Junior
O DJ Junior, contratado junto ao Dj Denis, foi uma simpatia. Muito prático, acertou o timing de tudinho na cerimônia e fez um set list com base em nossos gostos musicais.
Ponto forte: simpatia e seleção de músicas.
Ponto fraco: não houve.
Local aberto e central para casamento em Belo Horizonte
Rafael Sandim Fotografia
O Conde
O Conde foi uma escolha muito prática, na circunstância em que estávamos: um restaurante lindíssimo, de vasta área aberta (indispensável em tempos de pandemia), com muita circulação de ar, cobertura para proteger da chuva e espaço com gazebo para fazer a cerimônia no local, o que facilita tudo.
A área verde com plantas e móveis rústicos é um charme e o interior é clean e chique. Isso ajuda muito a economizar na contratação da decoração, que pode ser mais simples e com menos elementos, porque o local já é bem decorado por si só. Somam-se ainda a boa localização central, no Cidade Jardim, o conforto e a comida deliciosa da casa, sempre muito bem feita.
No nosso caso, como o casamento foi contratado no comecinho da pandemia (em um período de baixa no setor), o valor cobrado foi muito em conta e incluía diversas entradas volantes, mesa de antepastos e salada à vontade, mesa de café, um prato principal (a escolher entre uma carne, um peixe e um vegetariano) e 6 bombons de sobremesa, mais bebidas liberadas (água, suco, refrigerante e cerveja). Claro que, passada a pandemia e com uma inflação nas alturas, o preço que pagamos foi pras cucuias. Vale avaliar o atual custo/benefício do local, para saber se ainda vale a pena.
Ponto forte: Comida e atendimento durante a cerimônia e a recepção. A comida foi muito farta e deliciosa, e a bebida era servida constantemente. A equipe foi muito atenciosa e ágil no serviço aos convidados.
Ponto fraco: Desorganização e falta de clareza. Tivemos alguns problemas muito sérios, inclusive quebra de contrato, por causa disso. Fizeram mais de um casamento no mesmo dia, sendo que, por contrato, a casa estaria livre pra gente o dia inteiro. O outro evento terminou apenas meia hora antes do horário do nosso (basicamente porque nossos fornecedores começaram a expulsar os convidados do local) e, quando nossos convidados chegaram, a outra noiva ainda estava lá.
Além disso, a cerimônia anterior à nossa, que nem sequer sabíamos que existia, tinha outra decoradora e outra paleta de cores e foi praticamente impossível haver conciliação em tão pouco tempo. Os outros noivos acabaram usando e postando nossa decoração antes da gente, sem pagar por isso. Durante a festa foi tudo impecável, mas o que aconteceu antes dela foi muito complicado.
Vale a pena mesmo assim? Depende. Se o preço ainda estiver em conta e houver clareza na contratação, pode valer sim. Acho que, na hora de fechar contrato com a casa, é importante deixar ainda mais claro quais eventos serão feitos no local no mesmo dia, se irão ou não usar a sua decoração e exigir um período mínimo para a organização da sua festa, prevendo multa em caso de descumprimento. Um contrato mais rígido pode ser uma solução para que esse tipo de situação desagradável não se repita com você.
Doces para casamento em BH
Rafael Sandim Fotografia
Márcia Albuquerque Cakes Decor
Sabe quando os convidados saem com as mãos cheias de docinhos, de tanto que amaram? Pois é. No nosso casamento, teve máscara de proteção que virou bolsa pra carregar um pouco a mais. De fato, os doces da Márcia são de babar: chocolate de boa qualidade por fora, muito leite condensado por dentro. Além de tudo, são grandes, bem apresentados e com recheios variados, como limão, coco, caramelo, nozes, pistache, amêndoas, e de frutas inteiras, como uva e morango. Ótimo atendimento e agilidade.
Ponto forte: sabor, definitivamente. Até quem não é fã de doce ficou completamente apaixonado pelos bombons da Márcia.
Ponto fraco: não houve.
Bolo de casamento em BH
Alova
O que nos atraiu de cara foi a delicadeza das produções da Samira, do Alova, e o ótimo preço. É difícil bater o custo/benefício dos bolos dela, considerando tamanho e qualidade do recheio. A decoração é linda, com pinturas e folhas secas montadas na paleta de cores do casamento.
Escolhemos o bolo de brigadeiro branco e frutas vermelhas, que é muito gostoso, e um acabamento clean, apenas texturizado de forma que o bolo parecesse coberto de paetês. Estava lindo.
Ponto forte: decoração e custo/benefício.
Ponto fraco: não houve.
Outras sugestões de bolos decorados que amamos e recomendamos:
Pedaço de Mimo
Paraíso
Chá Comigo
Cabine de fotos
Print a Pic
Um dos serviços que mais valeram a pena no casamento. A Print a Pic tem vários serviços de fotografia instantânea. O que contratamos consistia em um pequeno totem de fotos que gerava uma tirinha de três fotografias, impressa na hora, e um gif para ser usado nas redes sociais. O melhor do serviço deles é que imprimem fotos para todos os fotografados, ninguém fica sem a sua. Além do ótimo custo/benefício e da boa qualidade da impressão, os funcionários são muito prestativos.
Ponto forte: atendimento impecável. Os funcionários até saíam procurando os convidados fotografados pelo salão para levar as impressões dos distraídos que saíram sem pegar sua cópia.
Ponto fraco: não houve.
Fotógrafo de casamento em BH
Rafael Sandim Fotografia
Rafael Sandim Fotografia (site)
Outro dos maiores acertos do casamento foi a contratação do Rafael e do Felipe, seu assistente. Os dois são simpáticos, prestativos, dedicados, bons diretores de fotografia e muito atentos aos detalhes.
Recomendamos essa dupla especialmente para casais que gostam de sair do óbvio, de fazer fotos diferentes, que não seguem tanto o padrãozinho do álbum de casamento. Eles têm outro olhar, mais artístico, e fazem fotos com criatividade.
Além disso, têm um papel muito ativo para que tudo dê certo: ajudam o casal a manter a calma e aliviar aquela pressão da hora das fotos, já que organizam tudo de forma bem descontraída. O Rafa foi um noivo muito tímido, que odeia fotografar, e eles souberam contornar a situação e fazê-lo tirar as fotos com muita naturalidade. O Rafael e o Felipe foram tão competentes e participativos na nossa história que, depois do casamento, viraram nossos amigos queridos.
Ponto forte: equilíbrio perfeito entre sensibilidade (as fotos são de uma delicadeza só) e praticidade (são rápidos na organização, para que os noivos não percam boa parte da festa cumprindo protocolo de fotografia).
Ponto fraco: não houve.
Cerimonial para casamento em BH
Chris Rosa
Quando começamos a planejar o casamento, chegamos a cogitar não ter cerimonial. Estamos acostumados a organizar eventos por causa do trabalho e pensamos que daríamos conta. Mas teria sido um erro gigantesco. Um bom cerimonial é indispensável. Mesmo o casamento mais simples enfrenta muitos percalços quando a data vai se aproximando, sem contar que, durante a festa, mil coisas precisam ser resolvidas. O trabalho da Chris, da Claudinha e da equipe foi muito ágil, atencioso e preocupado, sempre presente quando precisávamos.
Ponto forte: compromisso. A equipe esteve conosco em todas as reuniões, acompanhou os momentos importantes e ajudou na tomada de decisões.
Ponto fraco: não houve.
Decoração de casamento em BH
Lily Anjos Design
Rafael Sandim Fotografia
A escolha da Lily é inquestionável. Ela foi a decoradora mais doce, criativa, detalhista e boa de preço que encontramos na cidade, a anos luz das outras opções. As cerimonialistas a definiram não como decoradora, mas como artista, e têm razão: com um orçamento enxuto, ela fez milagres e nosso altar foi um dos mais lindos que já vimos.
Um diferencial da Lily é que ela monta um projeto 3D com o design completo da decoração, o que dá uma visão muito clara de como ficará o resultado final. Ela tem profunda preocupação e respeito com as escolhas dos noivos em relação a flores, cores e objetos, fazendo um trabalho simplesmente impecável. Indicamos de olhos fechados.
Ponto forte: detalhismo e exatidão. Com o projeto 3D, a Lily consegue transpor o sonho para a vida real, simples assim.
Ponto fraco: não houve.
Bem-casados em BH
Raquel Bem-casados
Provamos diversos bem-casados e nosso favorito foi o da Raquel. Macio, molhadinho, muito bem recheado e com um leve toque cítrico, que dá um tchan. O preço regula com a média do mercado.
Ponto forte: sabor. O leve cítrico e a quantidade de recheio fazem a diferença.
Ponto fraco: não houve.
Rafael Sandim Fotografia
Cabelo e maquiagem para casamento em BH
Sandra Fernandes Makeup
Tive um match muito legal com a Sandra. Os profissionais estão acostumados a maquiar noivas com tons neutros e a Sandra topou o desafio de fazer uma maquiagem colorida, em tons fortes de azul, que ficou linda e autêntica.
Além disso, o valor do pacote foi dos mais em conta que encontrei, e ainda inclui um teste detalhado de maquiagem e cabelo, em que a maquiadora não poupa tempo nem produtos para fazer tudo conforme o que a noiva quer. A Sandra também trouxe uma equipe de profissionais para maquiar e fazer o cabelo das madrinhas. Todas foram igualmente impecáveis, simpáticas e atenciosas com o estilo de cada cliente.
Ponto forte: atenção e compreensão. A Sandra ouviu o estilo de maquiagem que eu queria e foi moldando a ideia junto comigo, sem resistência ou preconceitos.
Ponto fraco: não houve.
Rafael Sandim Fotografia
Sapato da noiva em BH
Marina Borja
O ateliê da Marina faz sapatos sob medida, de acordo com o formato do pé. O preço é muito justo (se o sapato for simples, custa quase a mesma coisa que um similar nas lojas) e há opções das básicas às luxuosas. Ficou pronto rápido e o atendimento foi atencioso.
Ponto forte: conforto e usabilidade. É meu sapato de salto mais confortável e sigo usando em diversas ocasiões.
Ponto fraco: não houve.
Espumante
Ego Brut Rosé
Escolhemos o espanhol EGO Brut, do produtor Ego de Bacco, da região de Castilla-La Mancha, de uva tempranillo na versão rosé, que fica mais delicado e chique nas taças. Ele é seco, leve e muito fresco, e tem ótimo custo-benefício, na faixa de R$60 a garrafa.